terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pyccuracy


Uma ferramenta que utiliza da técnica de caixa-preta para automação de testes é o Pyccuracy. O Pyccuracy  é uma ferramenta escrita em Python que utiliza estrutura baseada no paradigma BDD (Behavior Driven Development) para a automação de testes de aceitação. O paradigma BDD (Behavior Driven Development ou Desenvolvimento Guiado por Comportamento) é uma técnica de desenvolvimento ágil que encoraja colaboração entre desenvolvedores, setores de qualidade e pessoas não-técnicas ou de negócios num projeto de software e foi originalmente concebido em 2003, por Dan North como uma resposta à Test Driven Development (Desenvolvimento Guiado por Testes),  expandindo-se bastante nos últimos anos.Enquanto em TDD (Test Driven Development ou Desenvolvimento Guiado por Teste), o foco principal é o design do código, o foco principal de BDD é a linguagem e interações usadas no processo de desenvolvimento de software e desenvolvedores que o usam , fazem uso de sua língua nativa em combinação com a linguagem ubíqua (ubiquitous language) usada no processo de desenvolvimento de software, permitindo que se concentrem em por quê o código deve ser criado, se concentrem no negócio, em vez de detalhes técnicos.  Ou seja, descrevemos o que o sistema faz com cenários de critérios de aceitação em BDD, mas quando vamos implementar seus detalhes e testar como ele implementa essa funcionalidade, usamos TDD.
O Pyccuracy foi criado por Bernardo Heynemann em 2009, para ambientes Linux e utilizando a plataforma Selenium como base, para atingir alguns objetivos:

Facilidade de escrever e manter testes: Tentamos usar uma linguagem clara e direta para tornar muito fácil escrever e manter testes, mesmo para não-desenvolvedores.

Facilidade e rapidez para executar testes: Execução de um teste deve ser simples e rápido. Nós sempre tentamos fazer a maioria das otimizações pesados ​​de elevação e de desempenho para tornar tudo mais fácil e mais rápido.

Facilidade para extensão da linguagem: Caso o desenvolvedor considere que a linguagem padrão do Pyccuracy não é suficiente, ele pode facilmente extender a mesma para que esta possua todas as ações de teste que ele deseja, seguindo as regras básicas para tal. Você também pode agrupar ações para reutilizar código de teste e simplificar seus testes. Se você não gosta do Selenium, é fácil adicionar suporte para drivers de outro navegador (HTML Unit, Windmill).

Encoraja Desenvolvimento Guiado por Teste de Aceitação: Isto significa escrever testes de aceitação antes das tarefas que os descrevem. Desta forma, você leva o desenvolvimento um passo adiante e se alavanca para a direção certa quando se trata da UI (user interface) da aplicação.

  Ainda assim, o time de desenvolvimento do Pyccuracy apóia desenvolvedores de várias partes do mundo para que o software seja traduzidos para múltiplas línguas; no momento, Inglês e Português são suportados. O Pyccuracy ainda não é muito popular entre os desenvolvedores; embora tenha sido criado por um funcionário da ThoughtWorks (http://www.thoughtworks.com), não foi encontrado registro de sua utilização nessa empresa ou em qualquer outra empresa grande no momento;ainda assim, o software tem atributos suficientes para vir a ser utilizado, por uma grande empresa, em um futuro próximo.

  Para instalar o Pyccuraccy:

-sudo apt-get install build-essential (Programas importantes que não vem instalados no Ubuntu)
-sudo apt-get install python2.7 (Instala o Python versão 2.7)
-sudo apt-get install python-setuptools (Instal o easy_install, um gerenciador de pacotes do Python).-gedit teste.py (Edita um arquivo python, para testar se o Python esta funcionando.Texto a inserir :  print “Hello, world!”
Salve.
-python teste.py (Executa o arquivo. Se executar, tudo está funcionando até o momento.)
-sudo easy_install selenium (Instala o selenium)-sudo easy_install pyccuracy (Instala o pyccuracy)-sudo apt-get install python-lxml (Instala a biblioteca lxml do python)-Baixe o selenium server 2.24.1: http://selenium.googlecode.com/files/selenium-server-standalone-2.24.1.jar-Rode o programa com o comando: java -jar selenium-server-standalone-2.24.1.jar (Inicia o server Selenium)
-sudo apt-get install openjdk-7-jdk (Java JDK e JRE)
- Agora reze! (rsrsrs brincadeira... o esquema funciona direitinho!!!)

O ambiente de execução compreendeu um sistema operacional Ubuntu 12.04 64 Bits

Nenhum comentário:

Postar um comentário